Para inaugurar o blog nada melhor do que contar como foi que começou minha história no Alfa e Ômega. Para isso, tenho que me recordar do que aconteceu um pouquinho antes desse encontro. Vamos lá!
Nasci numa família cristã. Sou o caçula de três filhos. Aos dez anos de idade entendi que só Jesus poderia me levar para o céu. Vocês não imaginam o medo que eu sentia de ir para o inferno! Logo após decidi me batizar, talvez muito mais para ser membro de uma igreja do que para seguir verdadeiramente a Jesus. E durante toda a minha adolescência não estava muito preocupado em obedecer a Deus e nem pensava na idéia de desfrutar de um relacionamento íntimo com Jesus. Já tinha a certeza da salvação, então, do que mais eu precisava?
Porém, no meu último ano de colegial, por alguma razão que só posso aplicar a Deus, comecei a questionar algumas de minhas atitudes com aquilo que eu conhecia e acreditava que era a vontade de Deus. Terminei o colegial e fiquei seis meses sem estudar. Nessa época, comecei a me dedicar à leitura da Bíblia e a conversar com Deus. E num certo dia, o texto do Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10, me chamou muita atenção. O texto mostra Jesus dizendo, “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Passei a refletir sobre a minha vida e logo percebi que apesar de ser cristão há tanto tempo, eu realmente não experimentava essa vida abundante que Jesus veio nos oferecer. Então, fiz uma oração muito sincera dizendo para Deus que eu não sabia o que era aquela vida abundante, mas que queria muito viver aquilo, e eu acreditava mesmo que Jesus poderia e queria que eu vivesse aquela vida abundante!
Logo após disso descobri um livro muito interessante de estudos bíblicos com o título “Conhecendo a Deus e fazendo a sua vontade”. Era realmente o que eu queria, conhecer a Deus e fazer a vontade dele. Durante três meses, diariamente, eu me dedicava a leitura deste livro, aos exercícios e a reflexão sobre os princípios ali ensinados. Percebi como os meus valores estavam distantes daquilo que Deus tinha para mim. Então, comecei a submeter a minha vontade àquilo que entendia ser a vontade de Deus. Não demorou muito até que eu disse muito sinceramente a mesma expressão de Isaías, “Eis-me aqui. Envia-me a mim”!
Era membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, como até hoje sou, e aproveitei um dos cultos dominicais com a presença do então missionário da Junta de Missões Mundiais em Moçambique, Pr. Sérgio de Oliveira, para afirmar publicamente que estava abrindo mão de tudo aquilo que sonhava e que poderia ser para me dedicar exclusivamente a Deus. Eu não tinha a menor idéia do que representava aquela decisão, mas sabia que tinha tomado a decisão certa.
Naquela mesma noite ao chegar em casa, ainda meio que atordoado com tamanha decisão que tinha tomado, recebi um telefonema de um grande amigo, que não tinha a menor idéia do que estava se passando na minha vida naquela época, me convidando a participar de um evento evangelístico numa cidade do interior do Rio de Janeiro com um grupo de universitários cristãos no outro final de semana. Mais tarde descobri que se tratava do Movimento Estudantil Alfa e Ômega.
Eu nem era universitário ainda. Estava fazendo um pré-vestibular para tentar cursar Educação Física, o que aconteceu no ano seguinte na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mas, entendi claramente que Deus queria que eu me envolvesse com aquele grupo de cristãos naquele feriado prolongado. Naqueles dias, recebi um treinamento sobre evangelismo e discipulado (achei chato demais aquilo tudo hehe) e numa tarde de sábado todas as pessoas saíram para colocar em prática aquilo que haviam acabado de aprender.
Naquela tarde de sábado, pela primeira vez na minha vida, mostrei claramente a uma pessoa como ela poderia receber a Jesus Cristo em sua vida, e vi e ouvi o Sr. José com uma enxada na mão e olhos marejados de lágrimas pedindo a Deus que Jesus entrasse na vida dele. Os meus olhos estavam com muito mais lágrimas do que o dele! Eu tinha 18 anos, 8 anos como cristão, freqüentava a igreja regularmente, mas foi naquele dia que senti o quanto era especial viver a vida abundante que Jesus veio nos oferecer!
Foi assim que conheci o Movimento Estudantil Alfa e Ômega, um ministério da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, organização missionária internacional e interdenominacional presente em mais de 190 países e que tem como objetivo dar a cada pessoa no Brasil e no mundo a oportunidade de conhecer alguém que ande verdadeiramente com Cristo! Já se passaram quase dez anos desde esse primeiro encontro e ainda estou aqui, tentando mostrar a muitos outros “Josés” como cada um pode experimentar um verdadeiro relacionamento pessoal com Jesus e viver essa vida abundante que Ele veio nos oferecer!