sexta-feira, 16 de março de 2012

Confissão de pecados e choro

“Jesus chorou” e “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (João 11.35 e Salmo 30.5). Talvez esses sejam os dois versículos mais lembrados quando pensamos na atitude de chorar. Não desejamos chorar e muitas vezes ensinamos às pessoas a não chorarem. “Meu filho, não chore”, diz a mãe a criança. “Meu amigo, não chore, isso logo vai passar”, falamos aos nossos queridos na esperança que isso traga algum consolo. Evitamos o choro, engolimos o choro, escondemos o choro, mas existem momentos que precisamos e devemos chorar. Acredito que estejamos nessa hora!

Assassinatos, tragédias naturais, estupro, abuso sexual, mortes no trânsito, injustiça social, enriquecimento ilícito, imoralidade sexual. Desvio de dinheiro público deixando milhões sem merenda escolar, com educação e saúde de má qualidade, segurança pública precária, e sem esporte ou lazer (Oséias 4.1-3). Eu choro, porque isso muitas vezes já nã me faz chorar. Eu choro, porque enquanto tudo isso acontece os “líderes evangélicos” estão falando sobre “trízimo”, extorquindo os “fiéis” para se manterem na mídia, construindo catedrais, comprando jatinhos, entrando na política para serem piores do que os que lá já estão se alimentando dos pecados do povo (Oséias 4.8). Eu choro, porque depois de 14 anos procurando conhecer e servir a Deus pouco ou quase nada produzi. Choro, porque meu caminhar com Deus tem sido inconstante. Choro ao ver os pastores adulterando, se divorciando, se casando novamente, e continuam seus ministérios como se nada tivesse acontecido. Choro ao vê-los fazendo mau uso dos dizímos e das ofertas ou mesmo roubando esse dinheiro consagrado ao Senhor. Choro porque eu também vivo de ofertas missionárias e muitas vezes faço mau uso do meu tempo e desses recursos em mim confiados. Choro ao desperdiçar tanto tempo, recursos, dons e talentos que Deus me deu. Choro ao ver meus irmãos gastando mais tempo em facebook, twitter, televisão, assistindo a seriados ou a reallity shows como Big Brother Brasil, e quase não lêem a bíblia ou oram. Choro, porque há muita discussão, muita acusação, e pouca ação (Oséias 4.4). Choro ao ir em muitos cultos e cantar muitas músicas alegres e não ver arrependimento e confissão de pecados (Isaías 1.11-17).

Quando criança minha mãe me ensinou a chorar, lembro dela sempre me dizendo “pode chorar meu filho, chorar faz bem”. Deus também nos ensina e nos ordena a chorarmos nos arrependendo de nossos pecados (Joel 1.5,8,11,13; 2.12,17; Tiago 4.9; 5.1; Lucas 23.28). Hoje eu estou chorando pelos meus próprios pecados, pelos pecados de meus irmãos e pelos pecados de meu país. Mas, confesso que quase sempre meus olhos estão secos e muito pouco tenho chorado. Mas, quero e preciso que todos nós juntos possamos ouvimos a voz de Deus dizendo “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça” (Joel 2.12,13).

Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Mauricio Jaccoud da Costa

Nenhum comentário: